Blog

Thomas Mendonça | Species Novae

A Galeria Foco apresenta “Species Novae”, uma exposição individual do artista Thomas Mendonça.

Depois da sua passagem enquanto artista-curador com “PAU DURO CORAÇÃO MOLE” (2017), “O Vírus” (2018), e mais recentemente assumindo a curadoria de “Sem receio de criar o caos” (2019), Thomas Mendonça regressa novamente à Galeria Foco com a exposição individual “Species Novae”.

Sendo a vertente mais recente do seu trabalho de cerâmica, esta série aberta – em constante construção, pelo menos por enquanto – é mais uma vez inspirada no oceano, no mar e na vida marítima em geral. Para além das suas musas habituais – os poríferos, corais e outros animais ou plantas aquáticas – desta vez o plástico também entra na equação.

Tornou-se infelizmente impossível falar do mar sem falar de poluição, e os seus passeios inspiradores pela praia – nos quais coleccionava conchas e ideias – tornaram-se recolhas do plástico e do lixo em geral que indiscutivelmente fazem parte do cenário.

Nesta série que poderá apelar à consciência ecológica, a linguagem estética conjuga referências tanto orgânicas como artificiais. Gradualmente, abdicando do seu protagonismo exclusivo, a cerâmica mistura-se com todo o tipo de materiais encontrados. Numa parafernália de conchas, penas e materiais poluentes, a cerâmica ergue-se para uma dimensão nova e totalmente diferente.

A inauguração terá lugar na quinta-feira dia 05 de Dezembro de 2019 a partir das 19h00. É com imenso prazer que anunciamos o apoio da Palate através de um catering Premium especialmente concebido para este evento.

05 de Dezembro 2019 | 25 de Dezembro 2019
Terça-feira até Sexta feira: 14h-19h
Sábado: 14h-18h